Notícias

Fique por dentro do mercado agropecuário.

SUINOCULTURA

Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016

Nutri Meurer - Grão-Pará - SC.

Embarques de carne suína catarinense têm alta de 44% em agosto
0
Santa Catarina responde por 39% das exportações brasileiras de carne suína em agosto. O estado se consolida como o maior produtor e exportador de carne suína do país e embarca mais de 25,6 mil toneladas do produto em agosto, 44% a mais do que no mesmo período de 2015. O resultado das exportações rendeu a Santa Catarina um faturamento de US$ 53,9 milhões, uma alta de 30% se comparado com agosto do último ano.
De janeiro a agosto de 2016, o volume exportado por Santa Catarina já é 47% maior do que no mesmo período do ano passado. Ao todo foram 179,3 mil toneladas de carne suína enviada para o exterior, acumulando receita de US$ 337,4 milhões. Para o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, o sucesso de Santa Catarina na produção e exportação de carne suína se deve a alta qualidade e aos custos competitivos. Sem contar o diferencial da excelência sanitária catarinense, como único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal.
A certificação internacional e o intenso trabalho de defesa sanitária faz com que Santa Catarina tenha acesso exclusivo aos mercados mais exigentes do mundo como Japão, Estados Unidos e, futuramente, Coreia do Sul. “Santa Catarina está colhendo os frutos do grande esforço e investimento das últimas décadas em sanidade animal, o que beneficia produtores, agroindústrias, fornecedores e trabalhadores da cadeia produtiva com mais empregos e renda, resultando num impulso para o desenvolvimento econômico do estado”, ressalta Spies.
Suinocultura em SC
Em Santa Catarina a produção anual de carne suína gira em torno de 850 mil toneladas. Com um rebanho efetivo estimado em sete milhões de cabeças, o estado é responsável por 27% da produção nacional, cerca de 3,48 milhões de toneladas, e é o maior exportador de carne suína do país. Atualmente, o estado exporta quase 190 mil toneladas por ano.
Por seu status sanitário diferenciado - único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e também livre de peste suína clássica, com certificados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) - o estado é habilitado a exportar para os países mais competitivos do mundo como a Rússia, China, Angola, Cingapura, Chile, Japão, Uruguai e Argentina. Este ano, a Coreia do Sul autorizou a importação da carne suína produzida em Santa Catarina e a expectativa é de que os primeiros embarques aconteçam em 2017.
Suinocultura Industrial com informações Secom/SC

Voltar

Nossos Serviços

dwadwa
Ver mais

Central de Sêmen Suíno Registrada MAPA

Todos os machos da central são da Linha Prêmio.
Ver mais